08 julho, 2011

Trabalhando com pasta americana passo a passo

 Tive a oportunidade de fazer alguns cursos de decoração de bolo, e com isso comprei  revistas sobre o assunto. Estou colocando esse passo a passo, pois antes tinha muita dificuldade em trabalhar a massa, pois não sabia os truques básicos, que a gente só descobre fazendo aulas. Dou algumas dicas de substituição de material, pois alguns são bem caros para adquirir, e as vezes nem tão caros, mais falta a "verba" pra comprar. Espero que seja de alguma valia e que minha explicação esteja bem clara.
1º- Prepare 1 bolo de 25 cm e  1 de 35 cm, com 6 cm de altura. Na foto só tem um recheio, mais eu normalmente recheio com 4 camadas. Mais se não tiver prática, faça só com um camada generosa de recheio.
Dica* Antes de rechear não esqueça de molhar a massa do bolo com uma calda neutra. Não ensope a massa, o ideal é você ter um "Bule" próprio para molhar, o bico tem vários furos. Você também pode fazer, pegue uma garrafinha,(Daquelas que vem o "catchup"), lave bem, coloque a calda e na boca da garrafa cubra 2 vezes com "papel filme", com cuidado fure o papel filme com garfo, depois coloque a tampa, esta pronta para usar.
2º- Cubra todo o bolo com doce de leite, ou um glacê fino, ou uma geleia, ou gel de brilho para papel de arroz. Dica* Eu cubro sempre com glacê com base de gordura ou manteiga, para que a pasta grude bem ao bolo.
3º- Retire a pasta americana da embalagem, e coloque ela dentro de um saco resistente grande, e sove bem, assim você não precisa colocar açúcar impalpável para sovar a pasta.
 Quando ela tiver bem macia e bem maleável, retire do saco e sove só mais um pouquinho na bancada limpa.
Dica* A melhor bancada para trabalhar a massa é "granito" ou mármore, isso é  a minha opinião!
4º- Peneire açúcar impalpável na bancada, fazendo um círculo maior que a circunferência do bolo (some altura e largura, que vai ter o tamanho da pasta para cobrir o bolo).
Dica* Compre uma régua grande ou fita métrica para fazer essa soma, ou use um barbante grande. Escrevendo parece difícil, mais quando fizer vai ver  que é bem fácil, nada complicado.
5º- Transporte a massa no próprio rolo que abriu, ou em um tubo maior de "PVC", que utilize para isso.
Dica* Quando for comprar um tubo de PVC, dê preferência para os mais grossos.
6º- Suavemente mais firme, cubra toda a superfície do bolo "maior", que deve estar já na tábua, faça movimentos circulares com a palma da mão. 
Dica * Suporte para aguentar o peso de outro bolo por cima.  Antes de cobrir com a pasta, meça a altura do bolo com palito para churrasco, corte rente a massa do bolo e faça 5  rolinhos com 5 palitos cortados nesse tamanho. Junte com uma fita cola, depois encape todos os 5 rolinhos com papel aluminio. Feito isso meça o meio do bolo e afunde, sem medo o 1º rolinho, os outros 4 distribua ao redor, no jeito que ao colocar o bolo menor, ele fique em cima desses suporte. Só agora você pode cobrir com a pasta.
Essa é uma opção para quem não tem "banquinho de suporte" ou não pode comprar.
7º- Com a espátula própria alise lateral e superfície.
Dica* Essa espátula é de plástico muito parecida com as que pedreiros usam. E não é cara, se acha em lojas especializadas em confeitaria.
8º- Corte o excesso da massa, e guarde as sobras dentro de um plástico para não ressecar.
9º- Repita o processo no outro bolo menor, que deve estar em uma base de isopor fininho, do mesmo tamanho da massa para não ter sobras nas laterais.
 
10º- Depois de coberto, levante delicadamente esse bolo com a ajuda de uma espátula firme e transporte para cima do bolo maior já coberto.
* Dica: A pasta americana, não gosta de água então cuidado quando manusear, todo o material e a bancada devem estar bem secos.
* O glacê real é o melhor para a decoração em pasta.
* Existe inúmeras ideias no mercado para decoração, flores de açúcar, flores de biscuit, flores de tecidos, bichinhos, casinhas, etc..
  * Depois disso use sua imaginação, dicas, fotos para decorar seu bolo sempre com harmonia.
* Em breve vou colocar a receita dos glacês real e o isolante (que pode cobrir o bolo antes da pasta).
* E no futuro próximo vou colocar o passo a passo de como montar o bolo no "aro", para ele ficar perfeito antes da colocação da pasta.
* Qualquer dúvida ou sugestão, fiquem a vontade para colocar nos comentários, pois dou muito valor as opiniões de todos vocês.

Um final de semana cheios de sabores.
Beijos doces.
Lua.
 
Hanagic Mudou!!
 
Doce Cozinha Hanagic
Novo Endereço
 
Todas as postagem foram importadas para esse novo endereço.
Infelizmente não tem como eu levar os amigos que me seguem aqui, então espero vocês todos por lá.
 
Os comentários dessa página serão fechados
Beijos doces.
Lunna

73 comentários:

  1. j'adore ce genre de gâteau ! c'est superbe !
    ce sont des gâteaux d'art !
    parfait pour les mariages, ou de grandes fêtes !

    bon week-end
    gracias y besos

    ResponderExcluir
  2. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que cantinho mais gostoso!!!
    Adorei e PAP, parabéns bjim e ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Glad vous avez apprécié.
    Bonne semaine.
    Sweet Kisses.
    Lune

    (Fico feliz que tenha gostado.Boa semana.Beijos doces.Lua.)

    ResponderExcluir
  5. Agradecida Viviana pelo carinho.
    Boa semana.
    Beijos doces.
    Lua.

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que tenha gostado Evelyn, volte sempre.
    Beijos de baunilha.
    Lua

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas!!! Walkíria-MS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida Walíria, volte sempre.
      Beijinhos de doce de leite.
      Lua

      Excluir
  8. Adorei as dicas obrigada por compartilhar!!!

    Bárbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ter ajudado de alguma forma Bárbara.
      Beijos de caramelo.
      Lua.

      Excluir
  9. Adorei as dicas era tudo que estava procurando.Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns!! Seu blog é muito fofo, seu PAP ajuda bastante para quem não sabe lidar com a pasta americana, mais uma vez PARABÈNS!!!!! Me senti super avontade, com as musicas e todos os corações. Com certeza serei sua seguidora e compartilharei com todos que conheço esse cantinho super do bem!!!Sucesso!!!! Bjs!!!

    Hannah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida querida Hannah pelos eu comentário tão genenroso.
      Seja sempre bem vinda.
      Beijinhos de luz.
      Lua.

      Excluir
  11. FOI MUITO BOM EU ENCONTRAR ESTE BLOG, POIS NUNCA FIZ UM BOLO COM PASTA AMERICANA, EMBORA EU TENHA APRENDIDO, PORÉM NÃO COLOQUEI EM PRÁTICA E SINTO MUITA DIFICULDADE EM MANUSEAR E HJ VOU FAZER UM BOLO E ME PEDIRAM COM PASTA AMERICANA E ESTOU MEIO APREENSIVA, MAIS VOU SEGUIR PASSO A PASSO OS SEU ENSINAMENTOS E SE DEUS QUISER VAI DÁ TUDO CERTO.
    VOU TREINAR MAIS E SEGUIR ESTE BLOG.
    DEUS ABENÇOE ESTE SEU DOM E OBRIGADO POR DIVIDIR OS SEUS ENSINAMENTOS.
    TANIA REGINA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania agradecida pelo carinho das palavras.
      Espero que o bolo tenha ficado bom e que venham muito outros para que você possa mostrar sua arte.
      Para mim, é uma alegria e satisfação poder compartilhar um pouquinho do que aprendi.
      Beijinhos de laranja.
      Lua.

      Excluir
  12. OLÁ! SOU AMADORA, GOSTO MUITO DE CONFEITAR BOLOS E USO SEMPRE A PASTA MERICANA.GOSTEI DE TODAS AS DICAS QUE VOCÊ COMPARTILHOU AQUI.SÓ TEM UM PORÉM ,SEMPRE Q CUBRO O BOLO A PASTA SE ABRE EM ALGUM LUGAR.DOU SEMPRE UM JEITINHO, MAS SE TIVER UMA MANEIRA MELHOR FICAREI MUITO AGRADECIDA.
    AGRADEÇO DE CORAÇÃO
    AELC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AELC, quando a pasta abre, pode ser 2 motivos, ou você está deixando ela muito fina na hora de abrir a pasta; nesse caso quando for abrir a pasta deixa ela com 1/2 centímetro de espessura;
      ou não esta "sovando" bem a pasta antes de abri; neste caso, sove bem a pasta ainda no plástico que ela vem, mais ou menos 5 minutos, aquele plástico que ela vem dentro da embalagem, depois jogue ela na bancada e sobe mais 3 minutos, você verá que ela fica bem macia e muito mais fácil de trabalhar.
      Espero ter ajudado.
      Beijinhos de açúcar.
      Lua.

      Excluir
  13. Adorei esse cantinho!!
    Será que vcs poderiam me ajudar? Preciso fazer correntinhas para colocar no bolo e seria com a pasta americana como faço?
    E como faço a pasta americana ficar na cor grená? que cor de corante devo usar?
    Desde já agradeço a atenção de vcs e parabéns por esse espaço!!
    Christiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christiane, que tipo de correntinha????
      Pois existe no mercado placas de silicone com vários modelos de corrente, basta colocar um pedaço de pasta por cima e tirar, sai perfeito.
      Se for correntinha tipo cordinha, com 2 entrelaçada, existe ferramentas próprias em casa de artesanato para biscuit que sai pronta, mais você pode fazer tambem, fazendo dois rolinho fininhos e depois entrelaçando eles e colando com cola culinária.

      Cor grená, eu uso corante em gel da "Wilton", ele é um corante importado, mais dura muito mais do que os nacionais e o rendimento e acabamento é 100%, mais se quiser também pode usar o corante "Sof Gel da MIX" a embalagem parece uma garrafinha e, também é bom de trabalhar.

      Espero ter consigo te ajudar, qualquer coisa ou se quiser mandar fotos do que você está querendo fazer ou mais duvidas me deixe seu e-mail, que tento te ajudar se soube.
      Beijinhos de amarula.
      Lua.

      Excluir
  14. Oi!!!! Ameeeiii suas dicas vai me ajudar bastante ja q estou começando a fazer bolos agora,mas, tenho uma duvida: Posso rechear o bolo um dia antes de confeitar com a pasta americana?caso eu possa,
    quando retirar da geladeira no outro dia devo esperar ate q fique em temperatura ambiente? Desculpa pelo livro q escrevi,mas como vejo q ajudou varias pessoas espero q me ajude. Desde ja, agradeço. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, você pode recheiar desde que não seja com frutas frescas, pois pode azedar a massa, de preferências a doces de leite, ganache e frutas secas.
      Outra coisa, pasta americana não combina com massa muito úmida e gelada, se você montar o bolo e rechear a noite, não há necessidade de colocar ele na geladeira, só cubra com uma toalha limpa, e no dia seguinte você passa um creme ou um glacê isolante e cubra com a pasta america. Boa Sorte!

      Espero ter te ajudado, qualquer dúvida mais extensa ou receitas, se puder te ajudar me deixe seu e-mail que respondo pra você, ok.

      Beijinhos de chocolate.
      Lua

      Excluir
    2. A festa só será a noite,mesmo assim posso deixar fora da geladeira no dia anterior? Ah! e vc me ajudou sim e bastante! Muitissimo obrigada.

      Excluir
    3. Sim Luciana, desde que ele não seja recheado com os recheios acima ou molhado com leite de coco, guaraná, ou outra calda que possa estragar a massa.

      Molho meu bolos com uma calda neutra, feita com 4 maças, 1 litro de água e 2 xícaras de açúcar, leve ao fogo, depois que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe por 15 minutos, depois é só deixar esfriar em temperatura ambiente, essa calda combina com "qualquer tipo de bolo ou recheio".

      E sempre monto eles nesse sistema; 1 noite antes da festa, de manhã, retiro ele do aro e decoro, NUNCA deu errado. Mais lembre-se tudo isso depende do RECHEIO E DA CALDA, então cuidado e boa sorte.
      Essa semana vou postar recheios seguros para bolos.
      Beijinhos de avelã.
      Lua.

      Excluir
  15. sou curiosa, gosto de fazer bolos, gostaria de uma receita de um glacê isolante ou uma creme de cobertura para colocar antes da pasta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa anônima,que pena não deixou seu nome, rsrs
      Mais não faz mal, se for nesse link, vera a receita de glace que você deseja.
      http://anagic.blogspot.com.br/2012/01/glaces.html

      Beijinhos doces.
      Lua

      Excluir
  16. Olá! Adorei teu blog e tuas dicas!!!
    Vou fazer em bolo com recheio de branquinho e negrinho, posso decorá-lo com a pasta americana dois dias antes da festa? Qual a melhor forma de conservação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline eu nunca fiz bolo com esse tipo de antecipação, eu não faria, pois depende muito do local, unidade, recheio, acho bem ariscado. Você pode montar ele todo a noite anterior da festa, e cobri-lo com a pasta pela manhã, mais o bolo nãopode ser molhado com leite-coco ou outro líquido que possa vir a azedar a massa ecuidado com o recheio, de preferências aos bem cozidos ou industrializados.

      * Você pode optar também por um bolo gelado você pode fazer com esse prazo, desde que seja coberto com "CHANTILLY", e armazenado em local apropriado para não pegar cheio de geladeira, rsrs

      Espero ter ajudado.
      Abraços de glacê.
      Lua

      Excluir
  17. Muito bom! quero aprender fazer a massa americana, para que eu possa deixar meu bolo lindo como esse, dica perfeita abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concy espero que consiga, eu prefiro trabalhar com apasta industrizalizada, pois ela me da uma validade boa e não tem risco de perder o ponto.

      Mais minha irmã faz uma pasta em casa maravilhosa, rsrs
      Boa sorte.
      Beijinhos de açúcar.
      Lua

      Excluir
  18. Adorei! dicas maravilhosas vou tentar fazer meu bolo com a pasta americana. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que ira ficar uma maravilha de bolo Concy.
      Depois me diga como foi.
      Beijinhos de canela.
      Lua

      Excluir
    2. ola.....sera que posso rechear o bolo com prestigio?

      Excluir
    3. Sim você pode rechear, desde que seja consumido no mesmo dia ou no máximo em 2 dias desde que seja refrigerado.

      Desculpe-me pela demora em responder, mais fiquei 1 ano afastado devido a problemas particulares.
      Agradeço pelo carinho.
      Beijinhos de doces.

      Excluir
  19. Amanhã eu e minha filha tentaremos fazer um bolo confeitado com pasta americana,as dicas deste blog foram sensacionais, Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tudo tenha corrido muito bem nesse lindo evento Sonia.
      Agradeço pela visita.
      Desculpe-me pela demora em responder, mais fiquei 1 ano afastado devido a problemas particulares.
      Bjs doces

      Excluir
  20. Oie! Me tira uma duvida: A calda que você faz com as maças, água e açúcar, você bate os ingredientes no liquidificador antes de levar ao fogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não bata nada no liquidificador.

      Depois de fazer a calda, você deixa esfriar e retire a maçã e a canela.

      Desculpe-me pela demora em responder, mais fiquei 1 ano afastado devido a problemas particulares.
      Bjs doces

      Excluir
  21. adorei vou tentar fazer

    ResponderExcluir
  22. Nossa,q raiva de não ter visto essas maravilhas antes;amo festas de aniversário,adoro decorá-las faço vários bolos,mas nunca fiz nenhum com pasta.Aproveitando isso vou decorar o q irei fazer amanhã com pasta.beijos,adorei q vocês dividiram esse reino encantado com todos bjs sucesso sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Patricia, espero que o bolo tenha ficado lindo flor.

      Desculpe-me pela demora em responder, mais fiquei 1 ano afastado devido a problemas particulares.
      Bjs doces

      Excluir
  23. Nossa maravilhoso,fiquei encantada com o que vi,adoro decoração de festas amo tudo isso e o cartão postal de uma festa ainda não deixou de ser o bolo.Sempre faço mas,nunca com pasta, aproveitando vou criar coragem e montar o próximo com pasta,pois com essas dicas não tem como não acertar...BJS e obrigada por dividir esse reino encantado com todos

    ResponderExcluir
  24. Olá Lua, gostei muito do que vi, pena não saber fazer nada dessas coisas booooaaaas demaissss!
    Estou procurando alguém com bastantante experiência, para dar aulas de pasta americana e como fazer os bolos, os doces e tudo mais que for possível fazer com a pasta americana. A pessoa interessada é minha sobrinha e está pensando em abrir uma loja,às aulas devem ser ministradas fora do Brasil. e-mail comanda@comanda.com.br Malu obrigada aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  25. ótimas dicas!!!!!
    eu moro em uma cidade pequena, então está muito difícil de encontrar os acessórios, mas vou me virar com o que tenho aqui.

    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga querida.
      Mesmo sem os utensílios certos, existem muitos truques que podemos substituir e ter o mesmo resultado no final.
      Boa sorte,
      Bjs

      Excluir
  26. Parabéns!!!! Informações claras e objetivas.

    ResponderExcluir
  27. Oi gostaria de saber se posso fazer um bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e cobri-lo com a pasta americana?
    Desde já agradeço!
    Parabens pelo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleusa pode sim querida,já fiz e fica uma delícia!

      Desculpe-me pela demora em responder, mais fiquei 1 ano afastado devido a problemas particulares.
      Bjs doces

      Excluir
  28. Oi adorei seu blog !!! Queria tirar uma duvida vc cola as figuras feitas com pasta americana com o que ??? Glace real ? Se for o caso desse glace ele nao quebra ?
    Estou pensando em fazer cake pop e as borboletas em passa americana e nao sei como colar elas ! Se vc perder me ajudar agradeço . Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cola culinária "CMC", pois o acabamento fica perfeito e limpo amiga.

      Desculpe-me pela demora em responder, mais fiquei 1 ano afastado devido a problemas particulares.
      Bjs doces

      Excluir
  29. Amei seu blog! Aqui consegui tirar minhas dúvidas!!!! Obrigada! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber disso amiga.
      Bjs doces

      Excluir
    2. adorei espero ter sorte ao fazer o bolo de aniversario de 1 aninho do davi e dia 30 de abril ele gosta muito da galinha pintadinha e ursinhos quero algo bem alegre com muitos doces cores alegres se vc tiver parecido manda umas dicas pra mim eu vo ti agradecer muiiiiito deus ti abencoe por ter esse dom de passar adiante o que vc aprendeu com paciencia e carinho adorei bjs


      Excluir
  30. olá, ... para colorir a massa... faço na hora de sovar?, pois quero utilizar com vários detalhes... então comprei a massa branca mesmo.... ou é melhor eu pintar "por cima" com corante... e qual corante é melhor, gel, liquido ou em pó? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder mais o ano que passou infelizmente fiquei totalmente fora do blog.

      Você pode guardar a pasta já tonalizada, mais para isso você tem que sová-la bem e embrulhar ela muito bem com filme plástico.

      Para tonalizar a pasta eu gosto muito do corante gel.
      O pó é bom para que você possa fazer pequenos detalhes na decoração, tipo pintura, mais você tem que diluir ela em um pouquinho de álcool de cereais.
      Bjs doces

      Excluir
  31. Parabéns, dicas preciosas uma duvida posso deixar o bolo na geladeira, e depois aplicar a pasta. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder mais o ano que passou infelizmente fiquei totalmente fora do blog.

      Maria a pasta américa é inimiga de umidade. Então no máximo que você pode colocar o bolo depois de coberto com a pasta é em um local com ar condicionado.
      Bjs doces

      Excluir
  32. todo bolo de pasta americana tem q ser prenssado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welita sim, se você quiser um bolo com cobertura perfeita sem ondulações.

      Bjs doces

      Excluir
  33. Gostaria de saber para 2 bolo de 30cm. qual a quantidade de pasta pronta tenho que comprar. Porque comprei uma de 2k.da para cobrir o bolo estou com medo, urgente obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder mais o ano que passou infelizmente fiquei totalmente fora do blog

      Com certeza a minha resposta esta atrasada, mais vou responder assim mesmo, pois a resposta pode ajudar a outras pessoas que entrarem aqui com dúvidas.

      2kg de pasta americana dá e sobra para cobrir dos bolos de 30 cm.

      Bjs doces

      Excluir

Pesquisar este blog

Meus Vídeos