16 junho, 2011

Cocada de colher

Hoje vou dividir com vocês, essa receita que faz bastante sucesso como sobremesa para servir aos amigos, ou em festas para ganhar um dinheirinho.
1º- Misture em uma panela 1/2 kg. de açúcar, com 200 ml de água, leve ao fogo alto.
2º- Observe que quando começar a ferver, formam-se bolhas que estoram rápido, continue a abservar até notar que as bolhas ficam grosas e parecem que estoram devagar. A calda continua transparente, porém grossa, chamamos de "ponto pêrola", ou "ponto de fio". Abaixe o fogo.
3º- Esse é ponto de colocar 4 xícaras de coco ralado fresco, mexa, o coco por ser fruta, solta um líquido. Vai mexer , em fogo baixo, até notar que ela está quase seca, e soltando do fundo da panela.
4º- Nesse ponto, acrescente 400 ml de leite condensado, quando começar a incorpar e soltar do fundo da panela, retire do fogo.
5º Esse é o ponto de colocar em uma taça grande para servir aos amigos ou tacinha para festa.
* Nesse ponto, se preferir, você pode dar sabores diferente a sua cocada, acrescentando géleia de morando, de damosco, de franboesa, de maracuja, chocolate meio amargo derretido, etc., é só usar o seu gosto e imaginação.
6º- Para virar cocadinha, mexa até soltar do fundo da panela, e continue até você sentir e vê, que ela incorpou bem. Nesse ponto você tem que trabalhar rápido, com 2 colheres de sobremesa, vá modelando as cocadinha e colocando em uma superfície untada com manteiga ou óleo de canola que não tem cheiro. Quando estiver fria, com ajuda de uma espátula vá tirando e colocando em quadrados de papel celofane, e colocando em forminha de festas.

* Se for servir em casa como sobremesa, você pode decorar com pau de canela, ou use sua imaginação.
* Se for para vender, aconselho a fazer com o coco seco, comprado em lojas específicas , pois o coco fruta tem pouca validade se exposto muito tempo. Mais pode ser feito com a fruta desde que seja feita no dia da entrega.
* Cuidado ao manusear as cocadas depois de pronta e fria, evite colocar a mão, eu trabalho com duas espátulas de tamanhos diferentes.
* Se for encomenda, compre caixa de transporte própia para doces, ou personalize suas caixa, fica como padrão, lembre-se tudo que é feito com higiene e com toques diferente chama mais atenção.

Espero que todos aproveite.
Beijos doces.
Lua de Kaya
Fonte: Receita dessenvolvida por mim. A partir de uma receita tradicional da minha mãe.

6 comentários:

  1. Querida que blog de bom gosto e delicioso que delicia amei continue postando voce e uma fada mesmo...... te adoro bj de luz pra ti

    ResponderExcluir
  2. Olá Lua, passei por aqui e adorei. Cada receita melhor que a outra, e as fotos estão lindas!!!!
    Beijinhos de coco.
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Palavras mágicas.....
    Agradecida por suas palavras carinhosas,beijos doces com gosto de cocada.
    Lua

    ResponderExcluir
  4. Ana...
    Agradecida pela visita,e pelo carinho de sempre, beijos doces com cheiro de canela.
    Lua

    ResponderExcluir
  5. Luaaa...minha noooooossa!! Cocada de colheeeeer!! Comi em Salvador e nunca mais esqueci nem achei quem soubesse fazer aqui. Era tão boa e tão cara que era vendida na colher! Este blog é uma perdição!!=)))))
    bjus!

    ResponderExcluir
  6. Querida Cris, agradecida pelas palavras doces, a cocada de colher não é difícil pra fazer, qualquer dúvida é só clicar.
    Beijos doces.
    Lua.

    ResponderExcluir

Não venho mais nesse endereço.
O Endereço do blog mudou.
Me visite por lá.
http://docecozinhahanagic.blogspot.com.br/

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog

Meus Vídeos